• sábado, 8 de junho de 2013

    Mini “Estúdio” Caseiro!

    Você alguma vez pensou em fotografar um objeto e ter como resultado final, uma imagem que parecesse como aquelas foto de catálogos? E não sabia o que fazer para ter aquele resultado?

    Hoje você pode facilmente encontrar esses '”mini estúdio”  para comprar, uma opção de compra é o Mercado Livre, mas nem sempre confiamos em comprar pela internet e nem sempre temos dinheiro de sobra para investir nisso, visto que esses estúdios não são muito baratos, tendo seus valores variando de 70$ até 314$.

    Mas você pode criar seu próprio “mini estúdio” e dependendo do que você tiver em mãos não terá nenhum custo! Sério não precisei comprar nada! Usei apenas duas folhas de sulfite e iluminação led! Não precisei nem comprar as Led’s, pois eu tinha uma Webcam e meu celular e ambos contém as led’s. Caso você tenha algum abajur ou seja qualquer luz artificial que seja Branca poderá usar. A iluminação tem que ser branca, pois se usar iluminação amarela e não regular o Balanço de Branco da sua câmera suas fotos amareladas ficando com resultado muito artificial!  -Veja como é simples montar um ‘estúdio’!

    Viu como é simples? Vamos a uma breve explicação!

    A folha sulfite no centro da imagem ficou curvada, isso é para não aparecer nenhum vinco na imagem de parecer que o fundo não tem fim ou seja fundo ‘infinito’.

    A segunda folha sulfite no lado direito da imagem foi usada apenas para ‘espalhar’ a iluminação led do celular, isso porque se não houvesse essa segunda folha em frente ao led ficaria uma luz forte sobre o objeto que causaria sombras no resultado final. Então com a folha em frente a led se tem uma suavização na luz, o que ajuda a eliminar sombras. Não foi necessário utilizar uma terceira folha para a outra led porque a mesma tem uma iluminação fraca, a luz não penetraria a folha e seria o mesmo que não ter luz no lado esquerdo.

    E as led’s que como já citado, é uma webcam e um celular! Quanto mais Iluminação de vários ângulos mais chances de ficar um sombreado, e você terá que posicionar as led’s de forma que desface bem, e esse foi o meu problema na hora de capturar as imagens pois eu estava entre a cozinha e a sala, onde são duas iluminações diferentes em ângulos diferentes que causou mais sombras, tive que posicionar as led’s bem. Por exemplo, a iluminação da sala é mais escura comprada a iluminação da cozinha, então coloquei a led mais forte onde havia mais necessidade de luz, e onde a luz já era forte usa a led mais fraca para minimizar as sombras. O Fato é que se estiver um lugar com boa iluminação seria melhor led’s com iluminações iguais, ou talvez nem precise usar as led’s,mais nem pense em usar o flash da câmera!. Coloque um objeto sobre a folha que está curvada para verificar e arrumar o posicionamento da iluminação.

    Depois é só fotografar ficando atento ao enquadramento para que não saia além do fundo do nosso estúdio, mostrando o que tem por trás dele… Se necessário aumente o ISO ou ajuste abertura em F ou a exposição da sua câmera para que o resultado final não fique muito escuro e com sombra aparente. Configure até encontrar um resultado agradável…

    Configure o que puder para compensar a ausência de luz para evitar as sombras. (Mas cuida com o ISO alto!)

    Mude o angulo…Aproxime…

    Não olhe para o objeto a ser fotografado como um “simples objeto a ser fotografado”

    Explore ângulos diferentes…

    Em fim seja criativo!

    Em outra ocasião utilizei apenas um lado com led, o outro lado foi compensado pela iluminação do ambiente, o que exigiu mais configuração da câmera para compensar, mesmo assim não obtive um bom resultado pela falta do tripé…DSC08932

    (Lembre-se de passar um paninho no objeto antes de fotografar para evitar captar a poeira, veja as imagens a baixo com poeira e digital visível).

    A verdade é que não existe uma regra para fotografar e sim técnica, cada pessoa com uma câmera na mão tem sua técnica e sabe explorar o senário, ângulo e câmera da sua forma.  Você nunca terá a mesma visão que o fotografo ao seu, mesmo ambos estando pertos e apontando suas câmeras para o mesmo lugar, talvez seu colega de hobby/profissão  tenha visto algo que você não percebeu! Então seja criativo.

    (-“Não sou profissional, nem tinha uma técnica quando”… em um casamento eu procurei um angulo onde ficava exatamente de frente  ao casal, porém angulo de difícil captação da imagem me arriscando perder grandes imagens, porém, consegui registrar um momento único onde nem os fotógrafos contratados conseguiram captar. Um exatamente segundo que a noiva encostou a cabeça no ombro do noivo! Mesmo com o resultado da imagem um pouco borrado os fotógrafos se impressionaram com a cena registrada, e quiseram sabem quem e como conseguiram aquela foto).

    Moral da história as vezes se arriscar buscando “coisas” novas para seu mundo fotográfico '”além de você ter grandes chances de registrar um momento único” pode ser compensador e muito satisfatório, ainda mais se for reconhecido e ou elogiado por profissionais na profissão.
    Não tenha medo de arriscar, mas se arrisque apenas quando estiver confiante, assim terá grandes resultados.

    Bom, essa foi minha dica de como “criar” um Micro Estúdio sem custo ou quase sem nenhum custo, espero que gostem da matéria! abraço…

    0 comentários:

    Postar um comentário