• quarta-feira, 3 de abril de 2013

    Respeite o Cenário

    Provavelmente a maioria das pessoas que praticam a fotografia como um hobby e/ou as pessoas que tem câmeras digitais compactas, não respeitam o cenário a ser fotografado.
    Isso acontece por que as câmeras digitais já tem modos de fotografias pré-programados, como por exemplo o modo “I” = Inteligente, o modo Easy, o modo Smart, o modo “P” = Programa ou Programado entre outros. (Os nomes variam conforme o modelo da sua câmera).
    Mas, mesmo as câmera digitais mais simples tem vários outros modos, o chamado SCN ou Cena. Este modo lhe permite selecionar uma cena de acordo com a que será fotografada, trazendo resultados bem mais convincentes.
    Entendeu? -Não?
    Iremos entender melhor então.

    De acordo com a câmera Samsung WB150F, ela contém os seguintes modos ou cenas:
    Beauty Shot: Após a captura da imagem ela faz uma analise na mesma para detectar a face e remover prováveis imperfeições. O resultado é uma face mais lisa. Se a analise não reconhecer uma face não será feito o pós-processamento!
    Noite: O modo Noturno verifica o cenário e determina se o flash será ativado e o quanto o obturador será aberto para a entrada de luz. “A falta de técnica pode não trazer um bom resultado”.Algumas vezes, talvez seja necessário o uso de algum apoio como o tripé, pelo fato de que com a abertura da lente para a entrada de luz o resultado pode sair borrado desfocado.

    Paisagem: Esse modo trás belos resultados quando o cenário inclui azul/céu, arvores/verde em fim, paisagens. Ele ressalta as cores e sombras dando um resultado mais natural ao cenário.
    Texto: O modo texto traz uma qualidade de imagem mais fina, para ter um resulto definido/ detalhado. (Quanto mais fina a qualidade de captura da imagem mais detalhe terá o resultado final).
    Por do Sol: Esse modo trás tons mais alaranjados para sua imagem dando mais cores mais e naturalidade com forme o por do sol. A diferença da imagem fotografada sem usar este modo é grande, e não tem um resultado mais belo quando se usa este modo.
    Nascer do Sol: Já este modo trás tons mais azulados o que traz também mais naturalidade para o resultado final. Cada cenário é único! Se tratando de Por do Sol e Nascer do Sol e Noite, cada imagem o resultado sempre terá variações de ante dos cenários únicos!

    Luz de Fundo: Esse modo é essencial para fotos que tenha iluminação atrás das pessoas ou objetos que serão fotografados. Ele ativa o flash automaticamente e clareia o alvo mantendo o belo cenário de fundo. Muitas pessoas perdem uma boa imagem optando por colocar o alvo a ser fotografado de frente para o sol, deixando muitas vezes de ter uma imagem com sol e mar atrás do alvo fotografado, para ter uma imagem com um monte de pessoas desconhecidas, areia e guarda-sol. (exemplo de fotografias em praia).Agora a foto sem utilizar o modo Luz de Fundo:
    Praia e neve: Funciona basicamente como o modo Luz de Fundo, ele ativa o flash automático e destaca as cores aumentando a saturação da imagem. Esse modo também não permite que o tom imagem estoure ficando tudo branco. (Me Desculpem, mas não tenho nenhuma foto obtida por esse modo, vou ficar devendo).
    Agora que sabemos um pouco mais sobre isso vamos ver algumas diferenças...  Observe as duas imagens, a primeira tirada ‘corretamente’ de acordo com o cenário no modo Paisagem, o modo captou as cores exatas do momento. A segunda imagem foi capturada no modo Por do Sol deixou a imagem mais alaranjada e não deu um efeito de por do sol, pessoalmente não achei q ficou um resultado natural.
    Variações dos modos Nascer do Sol, Paisagem, Por do Sol e Noite. As quatro fotos respeitam o cenário!
      Vejamos, a primeira foto capturado no modo P = programa, esse modo define automaticamente a iluminação através da cena. A segunda foto capturado no modo Paisagem. –Preciso falar mais alguma coisa?
    Essa câmera (Samsung WB150F) não tem o modo movimento, isso porque ela tem um ótimo estabilizador. Um exemplo é essa foto capturada em movimento (a uns 120kmph ou mais) no modo Paisagem.
    Esses são os resultados das fotos respeitando o cenário. Vimos também uma comparação do ‘certo’ e ‘errado’ de fotos que respeitaram e fotos que não respeitaram o cenário. De fato não existe certo ou errado você fotografa da forma q achar melhor, da forma que você consegue bons resultados. Mas sejamos sinceros, capturar a foto usando o modo de acordo com o cenário se obtém belos resultados e melhores do que apenas ligar a câmera e fotografar. Não Concorda? Comente!

    0 comentários:

    Postar um comentário